Quem Sou

Claudete J. Silva

Psicóloga formada em 1988, me especializei  em Clínica e Psicossomática, ampliando o estudo das doenças crônicas e suas ligações com as emoções.

Nesse percurso, desenvolvi uma escuta especial, para as queixas que envolvem as somatizações, ou seja, as transformações das dificuldades emocionais, em doenças patológicas leves, moderadas ou graves, que podem  comprometer de maneira considerável a qualidade de vida.

Desenvolvo trabalho com grupos terapêuticos interativos, onde o principal objetivo é a troca de experiências,  despertar e desenvolver reflexões e potencialidades.

Através de cursos breves, oficinas e workshops e palestras sou facilitadora, e percebo cada vez mais, pessoas que desejam conhecer e entrar em contato com temas ligados a saúde, comportamento, e qualidade de vida.

A psicologia, é o estudo científico do comportamento humano e dos processos mentais. São inúmeras as patologias que podem surgir no decorrer de uma vida.

O objetivo da psicologia, é compreender, explicar os comportamentos, as emoções e seus significados. O termo vem do grego, psico, significa alma que deve ser entendida como a mente, e logia  que significa estudo.

Nos tempos atuais, ainda existem mitos e crenças errôneas sobre o que seria buscar ajuda psicológica. Uma grande parte das pessoas, costumam pensar que  seria só para pessoas loucas, no auge do desiquilíbrio.

A psicologia, ao contrário, trabalha não só com o tratamento em sí, mas com prevenções e manutenção, no que diz respeito ao comportamento humano. O autoconhecimento é um dos objetivos principais.

A  pessoa em acompanhamento psicoterápico, tem possibilidade de entrar em contato não só com seus limites e dificuldades, mas também com suas potencialidades, que podem nem estarem sendo percebidas diante das dificuldades.

O papel do psicoterapeuta, será estimular reflexões, para proporcionar ações, muitas pessoas ficam paralisadas e resistem por anos a busca de  ajuda, por acreditar nos mitos impostos, ou desacreditar que seu sofrimento poderá ser amenizado.

O psicólogo poderá atuar em diferentes áreas: clínica, educacional, empresarial, hospitalar, jurídica, esportiva, forense e outras. Cada um em sua especialidade poderá atender adultos, adolescentes, crianças. idosos, grupos, famílias, casais.

A psicologia, costuma ser confundida com a psiquiatria, ambas são distintas e em alguns tratamentos podem ser complementares. O psicoterapeuta irá cuidar do que se refere as emoções e o comportamento, o psiquiatra irá acompanhar o paciente na necessidade de medicação.

O sofrimento mental, é incompreendido por quem sente, muitos pacientes costumam dizer que lhe aflige apareceu do nada, quando na realidade foram anos de sua vida de emoções acumuladas e não identificadas. Os familiares muitas vezes também por não compreenderem, terminam por reforçar as dificuldades já presentes.

A falta de conhecimento, relacionadas a área, faz com que pessoas não se preocupem como deveriam no tratamento das  emoções, costuma-se fazer um check up relacionado a saúde do corpo, mas e a saúde mental? Por qual motivo não se dá a mesma importância?

Protelar algo tão importante e essencial, poderá trazer um comprometimento ainda maior no equilíbrio da saúde geral, o cuidar da mente, o conhecimento de sí poderá trazer a imprescindível qualidade de vida.

Pense nisso! E venha conhecer mais!

CLAUDETE J. SILVA - CRP 06/ 31107

Especialista em Clinica e Psicossomática.

Atende: Adultos, Adolescentes, Grupos, Melhor Idade, Orientação de Pais, Casais , Oficinas, Workshops, Palestras.

Descontos especiais:
Estudantes e profissionais da área da saúde

Credenciamentos:

AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos de São Paulo
SS BENEFICIOS - Grupo Silvio Santos
Sindicato dos Quimicos SP

Convênios:

Seguros Unimed
Unimed Fesp
Unimed Rio
Metrus
CET